domingo, 16 de novembro de 2008

O computador x educador

O COMPUTADOR X EDUCADOR

Toda novidade gera polêmica, incertezas e expectativas principalmente quando esta ligada a tecnologia. Na escola não é diferente, pois a educação não é algo estático, mas sim dinâmico. A educação anseia por novos rumos, direção para que possa se atualizada no tempo e no espaço.
Vivemos num século de mudanças tecnológicas e o computador passa a fazer parte do nosso dia-dia, portanto a escola e os professores não podem ficar a margem deste processo.
Aqueles que preparam, necessitam antes serem preparados. Para isso se faz necessário que os educadores recebam a devida educação, para que possam transmiti-la e compartilhar com seus educandos. Mas neste contexto vale lembrar que o educador não é o detector do pleno conhecimento, mas também necessita recebê-lo. Com uma conjuntura entre educadores x educandos, numa troca de experiências e questionamentos pra assim produzir um conhecimento de forma que possa vivenciar em seu dia-dia.
Termos a plena consciência que a máquina não é a solução para os problemas, mas um meio para solucioná-lo. Ela vem como auxilio não como substituição deste.
Mas o educador deve se dispor, aceitar a se capacitar ,aprender para melhor orientar seus alunos. É importante saber que nem todos os desafios são fáceis e nem por isso devemos se acomodar, mas fazer a nossa parte para que ocorra a mudança necessária na educação, com muito empenho , dignidade e solidariedade uns com os outros .Pois não adianta negar-se a mudança tecnologia, mas sim aceitar as novas técnicas, para melhorar nossos métodos pedagógicos e capacitar-se para melhor interagir com os educandos e com o mundo que nos rodeia.

Nenhum comentário: